Do Shazam ao Spotify e ao novo Tesla que você terá um dia, a tecnologia está ao nosso redor. Aqui está uma introdução sobre o que isso significa para os iniciantes nesse mercado.
Pense em todos os filmes que você já assistiu que se passavam no futuro. Uma coisa que eles geralmente têm em comum é o papel da tecnologia na criação desse universo alternativo específico. Carros voadores ampliam os céus, supercomputadores manipulam eventos, robôs se tornam tão realistas que é impossível dizer a diferença… a lista continua! Que o enorme potencial da tecnologia é de tal fascínio não é surpreendente quando você pensa sobre o quão longe ela já nos trouxe.
A tecnologia contemporânea é um reflexo do nosso potencial infinito como seres humanos. Cada avanço tecnológico nos aproxima de um futuro que outrora parecia apenas imaginário. No entanto, é essencial lembrar que o verdadeiro valor da tecnologia reside na maneira como a utilizamos para melhorar a qualidade de vida e promover a conexão entre as pessoas. Nesse mundo repleto de possibilidades, devemos cultivar a sabedoria para direcionar a tecnologia de forma ética e sustentável, buscando sempre o equilíbrio entre o progresso e a preservação da essência humana.
Maurilio Benevento – Professor e Consultor
Os seres humanos têm usado a tecnologia muito antes mesmo de termos uma palavra para ela. No momento em que começamos a criar ferramentas para realizar uma tarefa melhor do que poderíamos sozinhos, estávamos usando tecnologia. Essencialmente, é isso que é “tecnologia” – o conhecimento e a aplicação de certas metodologias e habilidades na criação de produtos e serviços que atendam a necessidades específicas.
Invenção
Uma palavra que muitas vezes anda de mãos dadas com a tecnologia é “invenção”. A tecnologia, por sua própria natureza, é inventiva – ou melhorando o que existe atualmente ou criando algo nunca antes visto para resolver um problema ou questão.
Uma das primeiras aplicações da tecnologia foi a invenção da roda – criamos um aparelho enganosamente simples que revolucionou nossas vidas, tornando muito mais fácil ir de um lugar para o outro. Houve poucas invenções desde então, que tiveram um efeito tão profundo na vida humana e nos empurraram tão inexoravelmente para um futuro de rápido progresso tecnológico. Comparáveis com a roda são as invenções da máquina a vapor, o aproveitamento da eletricidade e, mais recentemente, o advento da internet. Todos esses avanços tecnológicos foram catalisadores de mudanças sem precedentes e moldaram o mundo em que vivemos hoje de maneiras significativas.
Tecnologia Ubiqua
Hoje a tecnologia é onipresente. Ela está lá quando você precisa Shazam uma música que você acabou de ouvir para que você possa adicioná-la à sua lista de reprodução do Spotify. Está lá quando você está fazendo um mochilão pelo mundo e precisa armazenar suas fotos na nuvem ou postá-las no Instagram. Está no laptop ou tablet que guarda todas as notas das palestras de ontem. Está nos aplicativos que os médicos estão usando para ajudar no diagnóstico de pacientes, ou que ajudam as vítimas de abuso a pedir ajuda sem alertar seus agressores, ou que ajudam as pessoas a economizar dinheiro passivamente, investindo centavos em cada transação de cartão de crédito. É na escola ou no trabalho quando você teve um dia ruim e só quer falar com seus pais, mesmo que eles possam estar a milhares de quilômetros de distância. É desse campo rico e tremendamente influente que você se tornará parte se escolher uma carreira em tecnologia.
A indústria
A indústria de tecnologia é incrivelmente ampla, o que a torna atraente para um grande número de pessoas vindas de diferentes disciplinas. Um mito associado ao trabalho em tecnologia é que você precisa ser capaz de codificar para conseguir um emprego. Definitivamente, não é esse o caso! Há uma gama impressionante de empregos tecnológicos e não tecnológicos disponíveis por aí, dependendo de onde estão seus interesses e habilidades.
Uma maneira prática de categorizar o setor de tecnologia é pensar no usuário pretendido do produto ou serviço que está sendo oferecido. É o consumidor ou uma empresa? Bens de consumo podem significar qualquer coisa, desde dispositivos móveis, tecnologia vestível, eletrodomésticos e eletrônicos. As empresas, por outro lado, dependem fortemente da tecnologia para criar software empresarial, simplificar seus sistemas, hospedar seus bancos de dados e armazenar suas informações – tudo isso afeta a maneira como as empresas operam com sua equipe internamente e seus clientes externamente.
Como você pode ver, a indústria de tecnologia parece bastante abrangente, mas pode ser dividida em subsetores como semicondutores, redes, software, hardware e internet para ajudá-lo a entender melhor seu escopo.
As big five
A indústria de tecnologia é focada em inovação, criação e crescimento. As empresas que dominam o setor no momento estão sediadas nos EUA e conhecidas como Big Five: Alphabet (Google), Amazon, Apple, Facebook e Microsoft. Eles têm status de superestrela por serem líderes em revolucionar a forma como aprendemos, nos comunicamos, compartilhamos informações e consumimos bens. Dito isso, existem centenas de milhares de outras empresas no mundo da tecnologia que estão competindo diretamente com essas gigantes (pense em Adobe, Cisco e IBM) ou fazendo ondas em suas áreas de especialização (como Atlassian, Pinterest e Canva).
Trabalhar para qualquer empresa do setor de tecnologia irá iniciá-lo em uma enorme comunidade de colegas em todo o planeta. Você ganhará agilidade para se mover para os lados e para cima, ziguezagueando de projetos e produtos, e de casa para hot-desk. Você vai exercitar os músculos da sua imaginação como nunca antes, porque esta é uma indústria que lhe da uma incrível capacidade para novas ideias. Você também aprenderá que a única constante na tecnologia é a mudança, a mudança e mais mudança.